quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Como funciona o Ibope?

Bem, quem nunca se perguntou como funciona o Ibope? E olha que tem cada coisa que as pessoas pensam sobre o processo de análise, principalmente televisiva, do Ibope. Por exemplo, a maioria pensa que a televisão emite ondas captadas pela própria programação televisiva, outros pensam que há um ponto de emissão das "ondas" e outro de recepção, podendo muitas vezes pensar que é feita a subtração da quantidade emitida e da recebida. E alguns poucos chegam a pensar que há uma câmera na televisão que monitora tudo que está sendo assistido. Já deu para perceber a loucura. Nem contarei o que eu pensava, pois senão serei alvo de piadas. Enfim, por essas e por outras razões esclarecerei a todos o que é o Ibope e como funciona.

O que é:

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) é um instituto brasileiro que realiza pesquisas em vários ramos no Brasil e em mais 11 países da América Latina.

Como funciona:

Em cada cidade onde é realizada a medição de audiência de TV , o Ibope sorteia um conjunto de domicílios que representa a população. Com a autorização dos moradores, é instalado um aparelho em cada televisor da casa (peoplemeter), que identifica e registra automaticamente qual canal está sendo assistido.

Quer saber mais? Visite: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ibope

Abraços,

Imdm

0 comentários:

Postar um comentário