sábado, 13 de setembro de 2008

Como criar seu mecanismo de pesquisa personalizado da Google!!!

Quem tem um site e deseja ter um mecanismo de pesquisa da Google que pesquise apenas em seu site? Como é que é? Todos querem? Pois então todos verão como é fácil criar um. Aqui está um passo-a-passo montado por nada mais, nada menos do que eu mesmo: :)

1º Vá neste link: http://www.google.com/coop/cse/

2º Na coluna da direita da página que se abrir clique em "Criar um Mecanismo de Pesquisa Personalizado". É necessário você estar logado com uma conta da Google.

3º Nesta parte digite e selecione as opções que você deseja nos respectivos lugares. Aqui está a lista do que é necessário digitar nesta parte:

  • Digitar um nome.
  • Forneçer uma descrição.
  • Concordar com os termos de serviço.
  • Inserir um ou mais sites.
4º Após concluir esta parte clique no botão "Mais". Obs: Há um problema de formatação no botão, portanto pode estar escrito "Mais" em vez de "Mais" em negrito.

5º Aparecerá então uma outra página. Nela aperte o botão "Concluir" e um e-mail de confirmação será enviado para o e-mail da sua conta Google.

6º Agora aparecerá uma página onde estão listados seus mecanismos de pesquisas criados por você. Clique no link "Painel de controle".

7º Se você desejar mudar alguma configuração, sinta-se à vontade.

8º Logo no topo da página clique nos links: Sites; Indexação; Refinamentos; Aparência; Colaboração; Ganhar dinheiro; Conta empresarial e Avançado para mudar as configurações do seu mecanismo de pesquisa. Clique no link Visualizar para visualizar seu mecanismo de pesquisa.
9º Quando estiver do jeito que você desejar clique no link Código, copie o código (ou os códigos, dependendo da opção que você selecionou) fornecido e adicione-o ao seu site.

10º Por último, vou ensinar como adicionar o código à um blog do Blogger:
  • 1º Vá em layout onde você adiciona os Gadgets.
  • 2º Clique em "Adicionar um Gadget".
  • 3º Na janela que se abre clique em "HTML/JavaScript".
  • 4º Cole o código fornecido e clique em "Salvar".
  • 5º Sinta-se realizado. :)

Com certeza este tutorial ajudará muitos. Mas não se esqueçam: se copiarem algo deste blog informem ao destino a fonte: http://imdm94.blogspot.com

Abraços,

Imdm

0 comentários:

Postar um comentário