quinta-feira, 17 de julho de 2008

A difícil arte de escolher uma boa placa de vídeo...


Recentemente, tive a difícil "Arte de escolher uma boa placa de vídeo..." ao meu lado. Eu deveria escolher uma placa barata (não digamos barata, e sim, acessível, pois ,ao meu ver, não foi barata) que possui bom Clock, Alta Taxa de Transferência de Memória, boa quantidade de Pixels por Clock, Memória de 128 bits ou superior (superior que 128 bits custa os olhos da cara de toda a minha família e do meu cachorro (Obs: eu não tenho cachorro, já pensou; comprar um cachorro para lhe tirar os olhos?) e que aceitasse DirectX 10. Para quem já conhece esta arte sabe que não é nada simples e bem complexa, pois encontrar uma placa desse tipo por um preço "acessível" não é nada fácil. Mas ,sem dúvida, uma das coisas que mais me ajudou foi uma tabela comparativa com as descrições - Clock, Clock da Memória, Memória, Taxa de Transferência da Memória, Pixels por Clock e DirectX - de todas as placas da GeForce e outra tabela, com as mesmas informações, só que sobre as placas da ATI. Os sites para essa tabela são:

Tabela comparativa dos chips da nVidia:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/519

Tabela comparativa dos chips da AMD ATI:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/520

Outra coisa que me ajudou muito foi a seguinte tabela:

DirectX..........Modelo Shader

7.0........................Não

8.1........................1.4

9.0........................2.0

9.0c.......................3.0

10.........................4.0

Aliás, esse negócio de Pixel Shader e Vertex Shader é muito chato. Agora todos os jogos precisam deles. Por que essa tabela me ajudou? Muito simples, eu quando me interessava por uma placa ficava pesquisando que nem um doido na Internet pra saber se tinha pixel/vertex shader e qual modelo era. Com essa tabela economizei um Super de um Hiper tempo, pois bastava saber o DirectX da placa que eu saberia o Modelo Shader. Isso, sem dúvida, foi mais uma mão na roda.

Gosto de dar essa INCRÍVEIS dicas a vocês para que não precisem passar pelos transtornos pelo qual passei e pelo qual muita gente passa hoje em dia por desconhecer essas dicas que a Internet oferece.

Enfim, voltando ao meu caso... Eu fui no centro do Rio de Janeiro para comprar a placa de vídeo e estava confiante em comprar a ATI X1650 XT. Minha surpresa foi que tive de ficar por volta de duas horas indo de loja em loja e vendo me informarem que possuem apenas a ATI X1650 PRO e a ATI X1650 pura, pois a XT estava em falta (e é bem melhor que a PRO e a pura, ao meu ver). Ou seja, 3 horas de pesquisa sobre ela na Internet à toa. Como eu imprimi essa tabela comparativa informada aí em cima fui em busca de outras. Depois de mais 1 hora percebi que a melhor mesmo seria a Sapphire HD 2600 XT.

Já instalei ela e estou realmente satisfeito, até agora nada me aconteceu de ruim com ela e nenhum problema na instalação. Essa dicas foram muito úteis para mim e sem dúvida serão muito úteis para vocês também.

Abraços,

Imdm

Obs: Eu escrevi este texto sem copiar nada de nenhum lugar e espero que vocês façam o mesmo com este texto, ou se quiserem copiar, pelo menos informem o site. Agradeço, Imdm

0 comentários:

Postar um comentário