domingo, 15 de novembro de 2009

Teclado numérico não funciona - Ubuntu

Recentemente, utilizando meu Ubuntu, percebi que meu teclado numérico não estava mais funcionando. Na verdade estava sim, mas o que eu quero dizer é que em vez de aparecer os números, ele movia o mouse. Mover o mouse? Sim, para quem não sabe, quando o teclado numérico está "desativado", as teclas 8, 4, 6 e 3 movimentam o cursor na vertical e horizontal, 7, 9, 1 e 3 na diagonal e 5 é o clique esquerdo do mouse. Fui logo no meu amigo Google (amigão mesmo :) e descobri que para ressuscitá-lo bastava pressionar Ctrl + Shift + Numlock. Simples, não é? Resumindo o núcleo do post:

Para ativar/desativar o teclado numérico (independente de a luz Num estar ou não acesa) basta pressionar: Ctrl+Shift+Numlock

Obs: Isso daí no Ubuntu, que foi onde eu vi funcionar, não sei se funciona nas outras distros ou até mesmo no Windows.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Foto de 1 GIGApixel

Por acaso, alguma vez na vida, já imaginou como seria ver uma imagem de um gigapixel? Se você não sabe nem o que isso significa, aqui vai uma explicação bem rapidinha:

Primeiro vamos ter uma noção de tamanho. Um tamanho normal de uma foto comum tirada por essas máquinas fotográficas digitais corriqueiras é de 1 MEGApixel. Certamente é bastante coisa. Se você não tem também uma noção de quanto é um megapixel basta pensar em uma música. Normalmente elas tem 3 megapixels. E para comparar mega com giga é só ver a relação: 1 giga = 1024 megas. Ou seja, uma foto de 1 gigapixel pesa o mesmo que 1024 fotos de 1 megapixel (foto comum).

Enfim, o que fica diferente entre uma foto de 1 megapixel e outra de um gigapixel. Em termos bem fáceis: o ZOOM. Ou seja, quanto maior o tamanho da foto maior o Zoom que você pode dar. Por isso que não dá pra fazer um pôster com uma foto de 1 megapixel (na realidade dá, mas o que você vai ver é um monte de quadrados que não fazem sentido). Para um pôster deveria ser uma foto de uns 12 megapixels. Mas 12 não chega nem perto de 1024, então o que eu posso fazer com uma foto de 1 gigapixel? Não tenho certeza, mas acho que com uma foto de 6 megapixels dá pra fazer um pôster de 50cmx75cm. Então basta fazer uma conta matemática para descobrir o tamanho aproximado de um "PÔSTER" (e que pôster, hein) de uma foto de 1024 megapixels. Seria aproximadamente 85mx128m. Mas isso só de uma foto. Pois os outdoors, por exemplo, são várias imagens diferentes. Mas acabando logo com essa conversa de megapixels, gigapixels, matemática e pôster, vamos ao que interessa. Um exemplo do zoom que se pode dar numa foto de 1 gigapixel aparece na imagem abaixo:
A imagem menor é a foto de 1 gigapixel e a foto maior é o interior de uma casa após aplicar várias vezos o zoom.
Pára. Não adianta dar zoom pelo navegador não. (Sério mesmo que você estava fazendo isso?) Para ver essa foto e outra (só tem 2 disponíveis no site; lembre-se: só tem 2 hoje (13/11/2009), pois provavelmente vão colocar mais à dsposição) acesse: http://gigapixelphotography.com/

Divirtam-se com os zooms...;)

domingo, 8 de novembro de 2009

Novo vírus por e-mail

Recebi recentemente dois e-mails idênticos, porém de dois contatos diferentes. O assunto do e-mail era: CONVITE VIP, em ambos. O corpo da mensagem segue na imagem abaixo: (Clique na imagem para ampliá-la)
Logo abaixo disso, há três links: Visualizar, Baixar ou Imprimir.
Todos os três te levarão para uma mesma página onde não aparecerá nada, apenas vai aparecer um arquivo para download: convite.zip
Ao terminar de baixar e extrair, você encontrará um vírus: convite.exe
Não sei o que este faz. Baixei sem muito problema, pois uso linux e é difícil um vírus para linux. Mas por se tratar de .exe, se você rodá-lo algo horrível pode acontecer ao seu computador, assim como pode ser algo bobo. Mas não arrisque. Não abra por hipótese alguma. Não faça o download do arquivo. Delete a mensagem da sua caixa de e-mails e avise a todos seus amigos.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Firefox 3.5.5

Mais uma vez a Mozilla lança mais uma versão 3.5 do Firefox. Agora a 3.5.5. Link para download: http://www.mozilla-europe.org/pt/firefox/ Para quem utiliza o Ubuntuzilla, não sabe o que é ou não sabe atualizar basta ver este post: http://imdm94.blogspot.com/2009/10/ubuntuzilla.html