sábado, 31 de outubro de 2009

Babylon no Firefox

Dica excepcional, principalmente para os utilizadores de Linux, que não tem acesso ao programa Babylon, pois só roda em Windows. Trata-se de um add-on para o Firefox. Uma barra para tradução online com os dicionários do Babylon. Perfeito! Diversos idiomas e não te leva para outra página, abre os resultados numa telinha bem parecida com o programa Babylon. Além disso tudo: é muito rápido! Tornou-se mais um dos meus add-ons eternos. :) O link para instalá-lo no firefox é: https://addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/8342 Eu modifiquei um pouco a organização do meu. Segue imagem de como ficou:OBS: Clique na imagem para ampliá-la. Note que a barra em questão está logo atrás da barra de pesquisa que já vem com o Firefox.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Ubuntu 9.10

A Canonical lança hoje, 29, a mais nova versão do Ubuntu. A versão 9.10 traz boot e login mais rápidos e uma nova ferramenta: o Ubuntu One. Para baixar a versão e mais informações, acesse: http://www.ubuntu.com/
Se você já possui a versão anterior do Ubuntu instalada com todas as atualizações feitas, basta ir em Sistema>Administração>Gerenciador de Atualizações, clicar em Check e clicar em Upgrade. Espere terminar de baixar e instalar e pronto.

Seamonkey 2.0

A Mozilla anunciou hoje, 29, o lançamento da versão 2.0 do Seamonkey. Não sei muito bem do que se trata, mas acho que é um All-in-one (tudo em um). Ou seja, navegador, leitor de e-mail etc. Para quem estiver interessador o link para mais informações e download é: http://www.seamonkey-project.org/

Ubuntuzilla

Como dito no post anterior, o Ubuntuzilla é um aplicativo para Ubuntu e distribuições derivadas desta para instalação e atualização dos programas da empresa Mozilla: Firefox, Thunderbird e Seamonkey. É muito prático. Para baixar acesse: http://sourceforge.net/projects/ubuntuzilla/files/ Neste site, para baixar a versão 32 bits é só clicar na que termina com i386.deb (Ex: ubuntuzilla-4.7.5-0ubuntu1-i386.deb). A versão 64 bits é amd64.deb (Ex: ubuntuzilla-4.7.5-0ubuntu1-amd64.deb). Ao termina de baixar, para instalar, basta dar duplo clique no arquivo baixado e cliclar em Instalar Pacote. Após terminar de instalar, basta rodar o terminal e digitar os comandos que desejar. São estes:

Para instalar:

  • ubuntuzilla.py -a install -p firefox
  • ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird
  • ubuntuzilla.py -a install -p seamonkey
Para desinstalar:
  • ubuntuzilla.py -a remove -p firefox
  • ubuntuzilla.py -a remove -p thunderbird
  • ubuntuzilla.py -a remove -p seamonkey
Para atualizar:
  • ubuntuzilla.py -a installupdater -p firefox
  • ubuntuzilla.py -a installupdater -p thunderbird
  • ubuntuzilla.py -a installupdater -p seamonkey
Ao digitar uns destes comandos, basta seguir as instruções que aparecerem.

Firefox 3.5.4

Nesta quarta feira, 28, foi lançada a nova versão do navegador da Mozilla: o firefox 3.5.4. Está mais rápido e mais seguro, já que foram corrigidos 16 falhas de segurança. Para instalá-lo basta fazer o download no site da Mozilla. O link é: http://pt-br.www.mozilla.com/pt-BR/firefox/ Mas para quem utiliza Ubuntu ou outra distribuição derivada deste há um método muito prático, tanto para a instalação dos programas da Mozilla quanto para suas atualizações. O Ubuntuzilla. Explicarei como baixá-lo, instalá-lo e usá-lo no próximo post. Aguardem...

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Renascimento


Coloco o blog devolta a ativa. Porém desta vez mais focado em Linux. Para quem não conhece, Linux é um sistema operacional, assim como o Windows, mas é OpenSource, ou seja, seu código é disponibilizado para qualquer um alterar. Assim, conhecendo um pouco de programação você pode até mesmo criar sua própria distribuição. Sim, é claro, ao contrário do Janelas (Windows), o Linux é gratuito. Distribuição Linux, de acordo com a Wikipedia, "é composta do kernel Linux e um conjunto variável de software, dependendo de seus propósitos." Mas poderíamos dizer que são variações parecidas com um mesmo sistema: o Unix, por isso chamadas de Unix-like. Há várias distribuições. Na nova imagem-título deste blog, aparecem algumas. Para quem está começando eu recomendo o Ubuntu. Depois quando você se acostumar pode optar pelo Slackware, por exemplo, para aprender mais, pois ele é mais "manual".
Após essa introdução sobre Linux me resta apenas informar sobre o que falarei sobre o tal sistema. Quem já acompanhou esse blog sabe que os assuntos são os mais variados e continuará assim, mas, principalmente, voltado a dicas, tutoriais e coisas que geram muitas dúvidas e problemas como instalar webcam, impressora, comandos, etc. Gostaria de relembrar o que sempre ressalto: "Qualquer dúvida pode, sem problema algum, me enviar um e-mail.". Este é: imdm94@hotmail.com Tentarei entrar em contato o mais rápido possível. Qualquer dica, sugestão, comentário, são muito bem-vindos.
Agradeço desde já a particiáção de todos e espero que apreciem o trabalho.

Abraços,
Imdm